sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estimulação

Quando falamos em estimulação não estamos falando especialmente na área motora, mas em um desenvolvimento geral da criança em todas as áreas.
Estimular é a palavra chave para o desenvolvimento da criança rumo a aprendizagem, significa agir, instigar, assegurar, proporcionar, oferecer condições e meios para a criança se tornar pensante e capaz de adquirir sua identidade. É a condição primordial de um processo que se inicia já na gestação e se prolonga durante todo o período do desenvolvimento da criança, favorecendo sua maturação neurológica e psicomotora refletindo diretamente na dinâmica da aprendizagem.
Estimulação é toda ação dirigida para o atendimento dos sinais emitidos por uma criança. É acionar os estímulos para o desenvolvimento da mesma, ou seja, incitar á atividade fisiológica. Essa estimulação deve ser desenvolvida no tempo certo e correspondente a idade, acionando todos os estímulos no tempo ideal para o desenvolvimento de uma criança, e criando condições facilitadoras para o seu desenvolvimento.
As mães estimulam naturalmente seus filhos por meio de conversas, alimentação, jogos e demonstração de carinho e afeto. Em relação à criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, o processo torna se muitas vezes mais complexo, pois a estimulação oferecida não se mostra totalmente satisfatória para as necessidades da criança. Mesmo assim, a estimulação dada pela mãe é de extrema importância, e jamais deve ser deixada de lado. Depois disso, ela será dada pela pessoa que conseguir ser o modelo de imitação da mãe, ou seja, babá, professor, tia, etc.
A importância da estimulação ser proporcionada o mais cedo possível está ligada ao fato de que, nos dois primeiros anos de vida é o que ocorre o maior desenvolvimento do cérebro, sendo, fundamentais as experiências pelas quais a criança passa nesse período.È preciso compreender e saber que suas atividades motoras concorrem para o desenvolvimento do cérebro e são indispensáveis à organização do sistema nervoso. A ausência de estímulos acarreta a perda definitiva de funções inatas. Se esta fase inicial contribuirá com algo de essencial para o desenvolvimento da criança-desenvolvimento físico, afetivo e intelectual-, temos então que dar total ênfase à mesma. Se temos as crianças, local adequado, material necessário, cabe a nós, educadores, colocar nossos objetivos em práticas.

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